segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Meus pais





Hoje eu quero falar sobre meus pais. Sim, meus pais. Talvez a você, leitor, isso não tenha muita importância, já que você não tem muito a ver com minha vida. Mas este blog (aliás, não só este como qualquer um) serve para eu dividir um pouco dos meus sentimentos com outras pessoas. Portanto, se você costuma ler os meus textos, peço que preste atenção neste, mesmo que de cara ele pareça desinteressante ou até chato.

Meus pais... nunca os considerei heróis, nunca achei que eles fossem mais do que as outras pessoas. Ah, mas isso não quer dizer que não gosto deles. Pelo contrário! Demonstrar que são seres humanos, antes de tudo, é demonstrar que são sinceros. Na minha opinião, os pais perfeitos são os mais imperfeitos, pois na verdade estão escondendo muita coisa. Como pode uma mãe não ter defeitos? Ela não nasceu mãe, nasceu mulher como qualquer outra. Além do mais, isso faz mal. Uma mãe que tenta ser perfeita e esconde sentimentos tem mais chances de criar doenças, porque fica engolindo o que sente.

E os pais? É engraçado como as pessoas não ligam muito para os pais. Falam muito das mães, e pouco dos pais. Por que será? Afinal, tem muitíssimos casos por aí de pais que são melhores que muitas mães. Isso depende da pessoa, não tem nada a ver com ser pai ou ser mãe. Eu acho que o certo é ter equilíbrio. A mãe preenche umas coisas e o pai, outras. Numa família, ninguém deve se sentir sozinho, tem sempre que ter apoio, um do outro. E isso começa justamente nos pais. A mãe deve apoiar o pai e o pai deve apoiar a mãe. Afinal, se são casados, devem ser unidos.

Agora, voltando aos meus próprios pais:

Minha mãe é uma mulher direita, de confiança, extremamente inteligente e capaz, simpática e compreensiva. Minha mãe seria incapaz de trair a família, de trair os filhos ou meu pai, porque simplesmente não combina com ela. Não é questão de consciência, e sim de caráter. Ela não faz, não é porque sabe que está errado. É porque não consegue, não suportaria algo assim, e também não consegue entender as pessoas que traem os outros. Minha mãe tem vários defeitos também, e isso só mostra que ela é uma pessoa como qualquer outra. Para mim, isso é ser mãe de verdade.

Agora, vamos ao meu pai. Eu nunca me senti muito "livre" para falar com ele, ou para falar coisas à ele. Quero aproveitar este momento, este texto para falar o que nunca falei. Tenho muito orgulho do meu pai. Admiro ele não só como pai, mas como ser humano. O que a minha mãe tem de inteligente, meu pai tem de honesto. Meu pai é do tipo que volta no mercado para devolver centavos, se tiverem entregado troco a mais. Ele nunca enganou ninguém. Ele pode até esconder alguns defeitos, mas nunca fingiu ser quem não é. Por toda minha vida, o meu pai se preocupou demais comigo, e com certeza esteve ali presente em meus momentos mais difíceis. Além de ser honesto e preocupado, ele também tem muita inteligência. Meu pai é do tipo que pensa antes dos outros, chega a conclusões que outras pessoas jamais chegariam. Ele é de confiança, jamais mentiria para se dar bem ou para conseguir alguma coisa. Para terminar, digo que ele não é de se meter na nossa vida, mas sabe dar conselhos e ajudar quando sente que estamos correndo algum tipo de risco.

O que seria de mim sem meus pais? Se hoje sou uma pessoa correta, se hoje sou honesto  e até inteligente, é por causa deles. Eles podem não me incentivar o tempo todo, mas nisso tudo sempre incentivaram. Sempre mostraram que a honestidade é o caminho, que mentira tem perna curta. Também me mostraram que ninguém precisa ser sacana para ser feliz, ou para ser "legal". Eu tenho meus problemas, alguns já comentei aqui, mas fico feliz em saber que não bebo, não me drogo, não preciso de nada disso para viver bem. Que Deus abençoe meus pais e ajude sempre para que eles continuem sendo exatamente como são.

Um grande abraço aos meus leitores e até o próximo texto, que há de ser melhor que este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário